Notícias
Encontro define estratégias para formação de recursos humanos na região amazônica
Uma união de esforços será estabelecida no Pará para o fortalecimento da pós-graduação na região amazônica. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e os diretores de Programas, José Fernandes Lima e, de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, estarão reunidos a partir de hoje até amanhã, 13, para propor ações conjuntas com as universidades locais.
O encontro terá a presença de reitores, vice-reitores, pró-reitores das universidades Federal (UFPA), Estadual do Pará (Uepa), da Universidade da Amazônia (Unama), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Centro Universitário do Pará (Cesupa), Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet/PA). Segundo José Fernandes Lima, a agência quer estimular a criação de novos cursos de mestrado e doutorado na região. Lima explica que a cooperação entre as instituições de educação superior do Estado é fundamental para um avanço mais rápido. "Neste encontro, iremos definir junto com os reitores as áreas prioritárias, quais as possibilidades de parcerias e de fomento", disse.
Atualmente, são mil doutores na Amazônia, mas uma parte destes profissionais não atua em laboratórios de pesquisa. "Fixar doutores na Amazônia é um dos desafios e está entre as políticas prioritárias da Capes", sustentou Lima.
Acelera Amazônia - A Capes já vem desenvolvendo ações para a região. Desde 2004, a agência recebeu para análise 55 propostas de cursos novos por IES da Amazônia. Destas, 18 foram aprovadas para o nível de mestrado, e cinco para o nível de doutorado, o que representa um crescimento de 25% para os programas de mestrado e 33% para os programas de doutorado comparado ao ano anterior. Além disso, o Programa Acelera Amazônia prevê um fundo para apoio à mobilidade de pessoal, além da participação das fundações estaduais de amparo à pequisa da região Norte. O assunto também será discutido no encontro. (Adriane Cunha)