Notícias
Premiados do Paped recebem homenagem
Os nove bolsistas premiados na oitava edição do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (Paped) receberam seus certificados ontem, 9, do ministro da Educação, Tarso Genro. O Paped é um programa desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), para apoiar projetos de desenvolvimento da educação presencial e/ou a distância, com recursos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O programa incentiva a pesquisa e a construção de novos conhecimentos que proporcionem a melhoria da qualidade, eqüidade e eficiência dos sistemas públicos de ensino, pela incorporação didática das novas tecnologias de informação e de comunicação.
A solenidade de entrega de prêmio, na sala de atos do MEC, foi marcada pela conclusão unânime de que a educação a distância representa um passo ao futuro da educação no Brasil. "O prêmio incide em uma questão fundamental do futuro do sistema educacional brasileiro, que é a qualidade da educação a distância e a sua integração num projeto educacional nacional", afirmou o ministro. Segundo Tarso, não resta dúvida que o destino da educação no Brasil também está vinculado a essa questão: "Por isso, as pesquisas que são feitas nessa área não só devem ser promovidas no momento do prêmio, mas também estimuladas para que se tenha cada vez mais profundidade nesses trabalhos e se possa elevar a educação a distância como elemento vital do sistema educacional", completou o ministro.
O diretor de Programas da CAPES, José Fernandes Lima, que representou o presidente da instituição na cerimônia, destacou a parceria entre as instituições. "Este trabalho conjunto dá uma dimensão de como podemos trabalhar em conjunto quando se tem um objetivo específico. É com satisfação que verificamos que este prêmio contribui para a inclusão, porque é por meio destas ferramentas que se levará a educação para as partes mais distantes do País", afirmou.
O secretário de Educação a Distância do MEC, Marcos Dantas, informou que "em 2005, o Ministério da Educação, por meio da Seed, já garantiu em seu orçamento recurso de R$ 5 milhões para esta área. Aprofundaremos este segmento para que a educação de nosso país cresça e se desenvolva em níveis mundiais". Também compareceu à cerimônia a coordenadora de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Maria Inês Bastos.
O professor da Universidade de Mogi da Cruzes (SP), Saulo Barretto, premiado na área de conteúdos na disciplina de análise estrutural do curso de engenharia reflete a postura do MEC de dar à educação a distância um papel fundamental. "Além de melhorar a auto-estima e um reconhecimento para aqueles que são premiados. E também com esta premiação percebe que o governo dá uma importância para a pesquisa científica para a educação a distância", disse. (ACS/MEC)