Notícias
Presidente da Capes recebe ANPG e UNE
{mosimage}
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e o diretor de Programa da Capes, José Fernandes de Lima, receberam hoje, 22, em Brasília, a presidente da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Elisa Campos Borges e a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Márvia Scardua.
No encontro, a presidente da instituição entregou um documento com os principais pontos colocados como prioritários pela ANPG. Elisa Borges pediu um reajuste de 20% e o aumento do número de bolsas de pós-graduação no país. "O número de bolsas não é proporcional ao número de cursos criados", diz.
O presidente da Capes reconheceu a necessidade do reajuste, mas explicou que isso depende da aprovação do orçamento e até mesmo de um crédito suplementar. Mas não descartou a possibilidade de um aumento. "Estamos trabalhando para atender a esta solicitação, realmente há um esforço entre as agências com vistas a alcançar tal objetivo ainda este ano", esclareceu.
Em relação à ampliação do número de bolsas no país a Capes vem apresentando resultados e fazendo novas parcerias. Desde 2002, o número de bolsistas beneficiados passou de 24.593 para 28.120. O valor das bolsas também teve um aumento (de 18%), após nove anos sem alteração. As bolsas para o exterior passaram de 1.071, em 2002, para 2.093, em 2005, o que representa um acréscimo de quase 100%. Além disso, a Capes assinou convênios com diversas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), entre elas, dos Estados de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco. "Por meio dessas parcerias, vem sendo possível ampliar os recursos para aumentar o número de bolsas de forma negociada entre a Capes e as FAPs", explica Guimarães.
Projeto de lei - A presidente da ANPG informou que no dia 18 de março, em Caldas Novas (GO), a Associação irá lançar uma campanha para aprovação de um projeto de lei do deputado Jorge Bittar que está na Câmara Federal. O projeto regula o valor da bolsa de pós-graduação baseado no salário do professor assistente das universidades federais.
Já a diretora da UNE, Márvia Scardua, convidou o presidente da Capes para participar do Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE. O encontro será realizado entre os dias 13 e 16 de abril, em Campinas (SP). (Adriane Cunha)