Notícias
Sergipe terá mais bolsas para pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) firmou parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para apoiar a formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação. O convênio visa à consolidação do Programa de Bolsas de Estudos da UFS, por meio do Programa de Demanda Social (PDS) da Capes.
"Queremos ampliar as atividades da pós-graduação e contribuir para a melhoria da qualidade da formação de docentes e pesquisadores, a fim de reduzir as desigualdades regionais na capacitação de professores do ensino superior de Sergipe", explica o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima.
A Capes repassará à instituição oito cotas de bolsas de mestrado, correspondendo ao valor anual de R$ 82.080,00. A UFS concederá a mesma quantidade de bolsas de mestrado, de valor idêntico. O acréscimo dessas 16 novas bolsas às 44 já repassadas pela Capes para a Universidade de Sergipe, vai elevar para 60 o total de bolsas oferecidas por aquela instituição.
O convênio integra o Programa de Parcerias para a Expansão do Atendimento à Pós-Graduação, criado pela Capes para incentivar a desconcentração da pós-graduação brasileira. Esse programa deverá ser estendido a todas as fundações do país que tiverem interesse na criação de novos cursos de mestrado ou doutorado, ou na qualificação de professores para as universidades estaduais ou faculdades mais afastadas dos grandes centros. (Fátima Schenini)