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Capes começa Avaliação Trienal 2007
{mosimage}Mais de 3.400 cursos de mestrado e doutorado recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) serão avaliados a partir de
segunda-feira, 6, durante a Avaliação Trienal - período 2004 a 2006. A cerimônia de abertura será
no auditório da Finatec, às 9h, em Brasília.
O processo reunirá, num período de três semanas, cerca de 700 consultores (pesquisadores,
cientistas, intelectuais) de todas as áreas do conhecimento, agregados em 45 comissões, coordenadas
pelo representante da respectiva área. Veja o
calendário. Esta será a 15ª avaliação realizada
desde que a Capes implantou, em 1976, o Sistema de Avaliação da Pós-graduação Nacional.
Ao avaliar os cursos recomendados, a Capes objetiva garantir a qualidade da formação de
mestres e doutores no país e estimular o contínuo aprimoramento dos cursos de mestrado e de
doutorado – contrapondo a eles desafios e metas coerentes com o avanço do conhecimento científico e
tecnológico internacional.
A avaliação gera conceitos ou notas, que vão de 1 a 7. Os conceitos 1 e 2 implicam na
desativação do curso, por desempenho insuficiente ou fraco. Já os superiores a 3 garantem ao curso
a renovação de seu reconhecimento pelo MEC no triênio subseqüente e a validade nacional dos
diplomas por ele emitidos. Os conceitos de 3 a 5 correspondem, respectivamente, aos atributos
regular, bom e muito bom. O 6 e o 7 são admitidos apenas para programas que tenham doutorado e que
demonstram excelência em nível internacional, grande liderança na área e contribuição destacada na
nucleação de novos grupos de pesquisa e de pós-graduação no país.
A avaliação é um processo coletivo que é realizado pelas áreas do conhecimento e depois pelo
Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes.
As informações analisadas sobre o desempenho dos programas, além daquelas obtidas em visitas
ou diligências, são fornecidas anualmente por intermédio de um aplicativo de informática: o Coleta
de Dados. Os critérios analisados são: a proposta dos cursos; a infra-estrutura de ensino e
pesquisa; a formação, dimensão, a composição e dedicação do corpo docente; a produção científica de
docentes, discentes e egressos; a qualidade das teses e dissertações, além do impacto social do
programa.
Os resultados da avaliação serão divulgados no início de outubro. A partir da data desse
anúncio, as instituições têm o prazo de 30 dias para recorrer. Os resultados finais do processo são
previstos para dezembro.(Adriane Cunha)