Notícias
Sociedade Brasileira de Zootecnia realiza encontro a partir de hoje
Dois mil pesquisadores, cientistas e professores são esperados na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia que será realizada a partir de hoje, 25, em Goiânia (GO). O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, participa da cerimônia de abertura, às 20h, no auditório Rio Vermelho, da Universidade Federal de Goiás. Na solenidade, Guimarães entregará o prêmio Zootecnista do Ano para o cientista Marcos Macari, atual reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
No encontro serão apresentados cerca de 2.000 trabalhos científicos inéditos contendo os resultados de pesquisas de diversas universidades e instituições do país. Os estudos abrangem as áreas da zootecnia, entre elas, bioclimatologia, etologia, manejo, reprodução, melhoramento animal, nutrição de não ruminantes, nutrição de ruminantes, pequenos animais domésticos e animais silvestres. Na edição de 2004 foram apresentados 1.729 trabalhos.
O presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Romão da Cunha Nunes, destaca a importância do agronegócio para o país. Atualmente, o setor é responsável por 44% da produção nacional, representa 33% do Produto Interno Bruto, emprega 17,7 milhões de pessoas. Além disso, em 2004, teve um superávit de U$ 32 bilhões, o maior da economia brasileira. Segundo Nunes, nos quatro dias de debates, o tema central será a produção animal e o foco no agronegócio. (Adriane Cunha)