Notícias
Bolsista da Capes se destaca na Espanha
{mosimage}
A brasileira Janaína Soares Alves, do Espírito Santo, será homenageada com a pintura de um Víctor na Universidade de Salamanca, na Espanha. A homenagem, ainda sem data marcada, é concedida pela universidade aos doutores recém-formados que tenham recebido a qualificação máxima em suas defesas de tese de doutorado, o chamado sobresaliente cum laude.
A pintura do Víctor (vitória) é uma tradição da Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa (foi criada no século XIII). Inicialmente, quando o doutoramento era na área de ciências, a pintura era feita com sangue de touro, e quando era na área de letras utilizava pigmentos vegetais. Atualmente é feita com material sintético, mas sempre na cor vermelha.
"Nunca pensei que pudesse ter um Víctor, meu, um dia", diz Janaína, que concluiu doutorado em língua espanhola, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). De volta ao Brasil, ela pretende aplicar seus conhecimentos ao contexto da obrigatoriedade do espanhol como língua estrangeira no ensino médio, determinado pelo MEC, e também do português como língua estrangeira. (Fátima Schenini)