Notícias
Portal contribui para o avanço da educação e da pesquisa brasileira
{mosimage}
O Portal de Periódicos teve avanços consideráveis ao longo de sua existência, que colocam o Brasil em posição de destaque, no mundo, na questão da disponibilização da informação científica e tecnológica, com enorme impacto sobre a educação como um todo. A opinião, do presidente da Capes, Jorge Guimarães, foi defendida hoje, 1°, na abertura da Conferência Internacional sobre Acesso à Informação Científica e Tecnológica, que se realiza no Hotel Nacional, em Brasília, em comemoração aos cinco anos do Portal.
Para Guimarães, dois efeitos imediatos podem ser creditados à utilização dessa biblioteca virtual que possibilita o acesso à informação científico-tecnológica mundial. O primeiro deles é uma substancial melhoria na qualidade do ensino superior em todas as áreas e níveis. Isso pode ser verificado pela riqueza dos trabalhos apresentados pelos alunos de todos os níveis, tanto em salas de aula como em seminários e congresso no país e no exterior. O segundo efeito se traduz por um significativo impacto na produção científica brasileira, com um extraordinário crescimento qualitativo e quantitativo da produção científica brasileira, em periódicos nacionais e internacionais.
Segundo Guimarães, o Portal é um instrumento democrático que permite o acesso livre e completo dos temas, títulos, artigos e avanços em cada uma das áreas que a educação requer e promove. "O progresso foi substancial ao longo desses cinco anos, mas temos ainda novas áreas e perspectivas para serem cobertas, com novos periódicos e novas editoras que queremos incluir no acervo do Portal", diz.
Crescimento - Criado em novembro de 2000, com aproximadamente 1.800 periódicos com textos completos e cerca de 14 bases de dados de resumos, o Portal atinge, em 2005, a marca de 9.530 periódicos com textos completos em todas as áreas do conhecimento, e 105 bases de dados referenciais. O número de instituições atendidas passou de 72, em 2001, para 163, em 2005.
Atualmente, mais de 1,3 milhão de professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e pessoal técnico-administrativo de instituições de todas as regiões do país têm acesso livre e gratuito ao Portal, via internet. Em 2005, a Capes aplicou R$ 79,9 milhões para a manutenção e expansão do Portal. Em 2004, os recursos aplicados foram no valor de R$ 62,3 milhões. Os investimentos incluem a aquisição de novas bases e a ampliação do acesso a novas instituições de ensino superior. (Fátima Schenini)