Notícias
Projetos entre Brasil e Espanha são analisados
Teve início hoje, 3, em Madri, Espanha, a seleção dos projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica inscritos para participar de programa de apoio à formação de recursos humanos de alto nível entre os dois países. O programa é realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e a Direção Geral de Universidades do Ministério de Educação, Cultura e Desportos (MECD) da Espanha.
Um total de 105 projetos participa da seleção, que será realizada até quarta-feira, em reunião binacional, com representantes brasileiros e espanhóis. Segundo a assessora da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Maria Luiza Pereira de Carvalho, que participa da reunião juntamente com o professor da Universidade de Brasília e consultor da Capes, Lineu José Pedroso, os grupos de pesquisa selecionados iniciarão suas atividades a partir de 2006, com duração de dois anos.
O programa irá formar recursos humanos nas áreas de ciências econômicas, educação, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia de alimentos, química, psicologia, tecnologia e agricultura. Entre os benefícios oferecidos pelo intercâmbio estão o financiamento de passagens aéreas, diárias, custeio de atividades no valor máximo de R$ 5 mil por equipe e ainda bolsas de estudos. A seleção para este programa é anual e podem participar cursos de pós-graduação recomendados pela Capes. (Fátima Schenini)