Notícias
Capes começa etapa de entrevistas de candidatos a doutorado no exterior
{mosimage}
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Almeida Guimarães, transmitiu hoje, 26, uma mensagem aos futuros bolsistas de doutorado no exterior, especialmente das áreas de economia, administração e direito. "Quando voltarem ao Brasil lembrem-se que, sem uma universidade forte, sem ciência e tecnologia, este país não desenvolverá o que precisa para atender questões de melhorias, de distribuição de renda e avanços na exploração das riquezas potenciais. E vocês serão agentes importantes porque formarão os quadros que o país precisa para o desenvolvimento de diversas áreas", disse.
As palavras foram ditas aos 92 candidatos a bolsas de doutorado no exterior que participam, em Brasília, de mais uma etapa do processo de seleção promovido pela Capes. Eles integram o primeiro grupo do total de 202 escolhidos para a entrevista com 27 consultores de renome nacional e internacional. Os 110 candidatos restantes serão entrevistados a partir de quinta-feira, 28.
Contribuição - Guimarães afirmou que a Capes investe 100 milhões de reais, por ano, na manutenção de bolsistas no exterior. "É uma contribuição da sociedade brasileira para o avanço da ciência, da tecnologia, das letras, das artes e de todos os segmentos que compõem o conjunto de ações da Capes. Tenham isso como uma situação muito especial e privilegiada", destacou.
Também participaram do encontro com os candidatos a bolsistas, no Auditório do Anexo II, o diretor de Programas, José Fernandes de Lima, a coordenadora-geral de Programas com o Exterior, Maria Luiza Lombas; a coordenadora de Candidaturas a Bolsas no Exterior, Zena Martins; e a coordenadora de Bolsas no Exterior, Sandra Lopes. (Fátima Schenini)