Notícias
Livro sobre cooperação acadêmica entre Brasil e França será lançado hoje
Em comemoração pelo ano do Brasil na França, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, participam hoje, 10, às 18h, em Paris, do lançamento do livro Diálogos entre França e Brasil: Formação e Cooperação Acadêmica. A obra reúne uma coletânea de 51 textos de autores brasileiros e franceses que tratam das relações entre os dois países.
Entre os autores estão dois integrantes da diretoria da Capes, o diretor de Avaliação e professor na Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro, e o coordenador geral de Cooperação Internacional e professor da Universidade de Brasília (UnB), Benício Schmidt. Além de escrever em parceria com o professor Carlos Benedito Martins o texto intitulado O acordo Capes/Cofecub no contexto da pós-graduação brasileira, Schimdt participou da coordenação técnica da publicação. Para ele, o trabalho foi muito prazeroso, porque relembrou toda a trajetória da parceria de sucesso entre o Brasil e a França. "São 40 anos de cooperação científica com os franceses. Esta parceria tem tido muito êxito. Ao longo desses anos foram realizados muitos laboratórios, troca de informações científicas e experiências entre professores. Eu mesmo fui um bolsista do programa", afirma Schmidt.
No texto de comemoração estão disponíveis informações sobre a parceria Capes/Cofecub. O programa promove formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores há 26 anos. Desde sua criação, em 1978, já contribuiu para a formação de aproximadamente mil estudantes. Atualmente, o programa atende 93 bolsistas, e 137 projetos.
Já o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, escreveu sobre Filósofos Franceses no Brasil: um depoimento. O texto aborda a participação dos franceses na criação de universidades brasileiras e a influência na formação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP).
Organização - De acordo com o organizador da publicação, professor Carlos Benedito Martins, a obra apresenta as parcerias desenvolvidas entre Brasil e França no passado e no presente, além de analisar as perspectivas futuras. "A contribuição francesa foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento científico no Brasil. A criação da Universidade de São Paulo, em 1934, é um exemplo que contou com a colaboração de vários professores franceses", explica o professor doutor pela Universidade Paris V, em Ensino Superior Brasileiro.
Com o advento da pós-graduação no Brasil, na década de 70, a parceria entre os dois países se tornou mais simétrica. "A partir daí, passamos a exportar pesquisadores nacionais em praticamente todas as áreas do conhecimento", diz Carlos Benedito Martins.
Numa perspectiva futura, o livro analisa as possibilidades de parcerias que podem ser ampliadas em áreas estratégicas para a França e o Brasil. A publicação é dividida em três partes: Educação e Cooperação França/Brasil; Campo das Engenharias, Ciências Exatas e da Vida; e Campo das Humanidades.
Autores - Produzida pelo MEC, Editora Massangana, Fundação Joaquim Nabuco e Capes, a obra traz textos do diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, Daniel Pécaut; do escritor Silviano Santiago; do sociólogo e professor na Universidade René Descartes-Paris V, Eric Plaisance; da jornalista e professora da Universidade de Brasília, Zélia Leal Adghirni; do engenheiro e secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, entre outros.
O lançamento ocorrerá depois da conferência dos ministros da educação da França e do Brasil sobre o tema Estado e Educação e de um debate com especialistas em cooperação acadêmica. A solenidade será realizada na Casa da América Latina (Boulevard Saint Germain, 217). (Assessoria de Imprensa da Capes com informações da ACS do MEC)