Notícias
Prouni é tema de mini-palestra na 57ª SBPC
{mosimage}
O Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação (MEC), é tema de mini-palestra hoje, 19, em Fortaleza (CE), durante a 57ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O palestrante é o coordenador geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior do MEC, Leonel Cunha. A apresentação está marcada para às 16 horas, no espaço especialmente criado pelo MEC, no próprio estande, para apresentação de oficinas e mini-palestras.
O Prouni é um programa que visa a criação de condições que facilitem o acesso de estudantes carentes ao ensino superior, buscando corrigir distorções. É um programa de inclusão social, com cotas para negros, índios, deficientes, e professores. Os candidatos a bolsas do Prouni devem ter cursado o ensino médio em escola pública, ou terem sido alunos de escola particular, com bolsa integral.
Leonel Cunha salienta que a porta de entrada no Prouni é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois a seleção leva em conta tanto a renda do candidato, quanto o mérito, por meio da análise da nota obtida no Enem. Ele informa que o Prouni já ofertou, este ano, 116.339 bolsas em todas as unidades da federação. "Nossa previsão, até o final de 2006, é de atingir no mínimo 300 mil bolsas". (Fátima Schenini)