Notícias
Educação a distância qualifica e valoriza professor
O secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, afirmou, durante o simpósio sobre educação a distância desta quarta-feira, 20, realizado na 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade do Ceará, em Fortaleza, que "o professor é o centro do processo educacional, nenhuma ferramenta ou máquina irá substituí-lo".
Ronaldo Mota enfatizou a necessidade de capacitar cerca de 1 milhão de professores que ainda não possuem a formação completa para lecionar, acrescentando que a modalidade de ensino a distância tem contribuído muito para isso. "Temos o Pró-Licenciatura, que atinge 17,5 mil professores que atuam na educação básica, o Proformação, para os professores das primeiras séries do ensino fundamental, e o Escola de Gestores, que deverá começar ainda neste semestre", explicou Mota, ao demonstrar como o MEC desenvolve na prática os programas de formação e capacitação.
TV Escola - No simpósio também foi debatida a participação da tevê no processo de desenvolvimento cultural e educacional infantil. O diretor de programação da TV Cultura, Mauro Garcia, que participou da mesa-redonda sobre educação a distância, revelou projetos que estão sendo elaborados numa parceria entre o MEC e a TV de São Paulo. Será um intercâmbio para a TV Escola transmitir o programa Baú de Histórias, onde são contadas histórias clássicas e do folclore brasileiro utilizando técnicas e elementos cênicos, desde marionetes até música. "Estamos na fase de acertar as bases de co-produção, que envolve conteúdo, profissionais, recursos técnico e financeiro." Segundo o diretor, o interesse é mostrar para as crianças as nossas histórias, as nossas personalidades, as nossas caras.
A 57ª Reunião Anual da SBPC termina na próxima sexta-feira, 22. Hoje, 21, às 10h, o professor Mário Pederneiras, da Secretaria de Educação Superior (SESu/ME), será o palestrante do tema Qualidade na Educação Superior: Regulação e Supervisão. (Sandro Santos, Assessoria de Comunição do MEC)