Notícias
Brasil e Alemanha discutem ensino superior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Deutscher Akademisches Austauschdienst (Daad), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, promovem no próximo dia 7, das 14h às 18h, no auditório do edifício-sede do MEC, o seminário Políticas de Reforma e Internacionalização do Ensino Superior. O encontro, pautado na Declaração de Bolonha e na internacionalização das universidades, pretende formular e implementar políticas do ensino superior no Brasil e na Alemanha.
Assinada em junho de 1999, por 29 países europeus, a declaração de Bolonha estabelece que até 2010 seja construído o Espaço Europeu de Ensino Superior, voltado para estudantes de diversas nacionalidades. O objetivo é promover a movimentação de professores e de estudantes, além de criar empregos para diplomados. Especialistas do Brasil e da Alemanha discutirão aspectos das novas tendências do chamado mercado internacional de educação superior.
O seminário, em inglês, será aberto pelo diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, pelo secretário geral do Daad, Christian Bode, e pelo embaixador alemão Friedrich Prot von Kunow. Em seguida, serão apresentados os painéis Implementação do Processo de Bolonha na Alemanha e no Brasil, por Christian Bode, e A Percepção do Processo de Bolonha no Brasil, por Renato Janine Ribeiro. Horst Hippler, reitor da Universidade de Karlsruhe, falará sobre o processo de Bolonha e as engenharias. Klaus Niederdrenk, reitor da Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, abordará o processo de Bolonha e as ciências humanas. Ao fim do encontro, será discutida a reforma universitária no Brasil.
Histórico - Fundado em 1972, o Daad, com sede no Rio de Janeiro, tem como objetivos informar sobre estudos de ensino superior na Alemanha (admissão, cursos e estrutura do ensino, custos e benefícios), promover participações em feiras de estudantes e congressos científicos, organizar eventos e palestras e apoiar associações de ex-bolsistas no Brasil.
A entidade coordena mais de 30 programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros e atua em parceria com a Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Mais informações pelo telefone (21) 2553-3296 e pelo fax (21) 2553-9261, ou pelo endereço eletrônico rebeca@daad.org.br. (Susan Faria, da Assessoria de Comunicação do MEC)