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Começa análise de reconhecimento de novos cursos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC)
iniciou, nesta semana, o processo de avaliação de 478 propostas de novos cursos de mestrado e
doutorado encaminhadas pelas instituições de ensino superior neste ano.
Desse total, 282 são de mestrado acadêmico, 82 de mestrado profissional e 112 de doutorado. A
área que mais recebeu propostas foi a multidisciplinar, que inclui o ensino de ciências e
matemática: foram 82 projetos, um crescimento de cerca de 12% comparado a 2004.
Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, num ano tão especial como esse da Avaliação
Trienal – momento em que todos os cursos são avaliados e suas notas podem ser modificadas – essas
propostas são recebidas com muita expectativa em relação às suas características de qualificação.
Segundo ele, um aspecto revelante é o grau de inovação da proposta, com especial destaque para a
composição qualidade-flexibilidade do curso. ?Esta dupla característica está estabelecida desde o
Parecer Newton Sucupira, de 1965, que fundamenta o modelo operacional da pós-graduação brasileira?,
ressalta.
Cerca de 750 consultores de 45 áreas do conhecimento irão participar do processo de análise
das propostas encaminhadas. O processo de análise começa com reuniões entre os integrantes das
comissões de área. Ao avaliar as propostas de cursos novos, é verificada a qualidade de tais
propostas e se elas atendem ao padrão de qualidade requerido pela Capes, tais como: qualificação e
experiência do corpo docente, infra-estrutura física da instituição, compromissos da instituição
quanto ao apoio prioritário ao curso.
As instituições enviaram suas solicitações de novos cursos por meio do Aplicativo para
Propostas de Cursos Novos (APCN) 2007. O instrumento, que pode ser acessado no portal da Capes, é o
meio usado pelas pró-reitorias para detalharem seus projetos. A Capes recebeu, em 2006, 449
propostas e aprovou 323 novos cursos.
Regiões - A região que mais apresentou propostas foi a Sudeste com 198, em seguida
a Nordeste com 112. Em terceiro lugar vêm os estados do Sul, com 89 propostas. De acordo com a
coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, Rúbia da Silveira, o número total de projetos
encaminhados pelas regiões Norte e Centro-Oeste foi algo positivo. "Verificamos um número
expressivo de propostas de doutorados, isso aponta um amadurecimento nos grupos de pesquisa das
Regiões Norte e Centro-Oeste", avalia. A Região Norte enviou à Capes 29 propostas e a Centro-Oeste
50. (Assessoria de Imprensa da Capes)