Notícias
Novos coordenadores de área tomam posse
{mosimage}Entre 2004 e 2007, 83 mil dissertações foram desenvolvidas e 60 mil artigos acadêmicos da
pós-graduação foram publicados. Essas são apenas algumas informações que resultam do trabalho de
avaliação da pós-graduação desenvolvido por especialistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Para dar continuidade ao trabalho de avaliação, entre 2008 e
2010, 45 coordenadores de área da Capes tomaram posse nesta segunda-feira, 11, no Ministério da
Educação, em Brasília.
Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou o novo papel da Capes.
Segundo Haddad, com a lei da Nova Capes, aprovada em 2007, cabe também à instituição a formação de
quadros para o magistério. ?A Capes assume a missão de formação de mestres, doutores e agora também
de licenciados para atuação na escola pública, no magistério?, ressaltou.
Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, ao invés de criar uma agência específica para
a educação básica, chegou-se à conclusão de que a Capes, com a experiência que adquiriu com apoio
da comunidade, mostrou-se um elemento mais capaz de desempenhar esse papel. ?Essa nova Capes assume
atribuições importantes relativas a diversas secretarias do ministério que lidam com todos os
componentes da educação básica?, disse.
Na visão do ministro, para que a qualidade da educação superior alcance também a educação
básica, é preciso construir uma ponte entre os dois níveis de ensino. ?Não é admissível que um país
que atingiu o 15º lugar no ranking de produção científica mundial, esteja em 50º lugar na qualidade
da educação básica?, afirmou. Para Haddad, isso só será possível a partir de políticas educacionais
que privilegiem uma visão sistêmica da educação, em que a União assuma a responsabilidade pela
formação de quadros de nível superior para todos os níveis de ensino, inclusive para a educação
básica. ?A União, que mantém a maior parte de universidades públicas do país, pela própria lei
estava desonerada dessa tarefa?, lembrou Haddad, referindo-se à Lei de Diretrizes e Bases. A lei
previa que a formação para o magistério cabia apenas supletivamente à União.
Haddad destacou novos programas, que dão consistência ao trabalho da Nova Capes, entre eles a
escola de Altos Estudos e o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). A
Escola de Altos Estudos busca tornar o Brasil roteiro obrigatório da ciência internacional ao
trazer cientistas de renome internacional ao país, com o custeio a cargo da Capes. ?Só na área de
neurociências, serão 25 cientistas dos cinco continentes que virão ao Brasil entre julho e agosto
para oferecer cursos formais de pós graduação?, anunciou.
O ministro considera o Pibid um programa que repara a antiga postura das políticas
educacionais que ?deprimiam as licenciaturas, porque não havia estímulo nenhum à permanência dos
estudantes nas licenciaturas?. O programa prevê a participação de bolsistas nas atividades de
ensino-aprendizagem da escola pública.
Coordenadores de área ? Eles têm papel fundamental no processo de avaliação de
cursos de mestrado e doutorado. Cada coordenador de área coordena as comissões e grupos regulares
de consultores correspondentes ao seu campo de atuação. Além disso, os coordenadores avalizam a
qualidade dos pareceres apresentados por consultores ou comissões. Também contribuem para o debate
e a definição da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a
diretoria da Capes na seleção de consultores científicos qualificados. São 46 coordenadores de área
(sendo uma delas dividida em duas subcomissões, o que leva à referência usual de 47 áreas de
avaliação).
Veja a lista dos empossados na página eletrônica da Capes. (Maria
Clara Machado, da Assessoria de Comunicação do MEC)