Notícias
Sangue é tema do Prêmio Jovem Cientista 2005
O Prêmio Jovem Cientista (PJC), considerado um dos mais importantes incentivos a pesquisadores jovens brasileiros, está com inscrições abertas até 31 de agosto. Neste ano, o tema é Sangue: Fluido da Vida. Os concorrentes deverão apresentar estudos sobre doenças hematológicas genéticas ou adquiridas ao longo da vida, transplante da medula óssea, o uso do cordão umbilical no tratamento de doenças hematológicas, doação de sangue, terapia com células-tronco, produção de hemoderivados e biossegurança.
O assunto foi motivado pela necessidade do país em combater doenças do sangue que, além de sérias, apresentam complexidade no tratamento. De acordo com o Ministério da Saúde, o país possui cerca de nove mil hemofílicos. O avanço das pesquisas a respeito de hemoterapias é fundamental para a população, já que as patologias do sangue, como a leucemia e anemia falciforme, e doenças causadas por sangue contaminado, Aids e sífilis, por exemplo, atingem um número considerável de pessoas. Para citar um exemplo, só no Brasil, cerca de 600 mil pessoas são portadoras do vírus HIV. O vírus pode provocar a Aids, doença que destrói as células de defesa do corpo, os chamados glóbulos brancos, presentes no sangue, enfraquecendo o organismo e várias doenças podem se manifestar.
Os candidatos poderão concorrer em seis categorias: graduados, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio, mérito institucional, orientador, menção honrosa. De acordo com o categoria, os vencedores receberão prêmio em dinheiro de até R$ 30 mil e computadores.
Histórico - O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para problemas brasileiros. É uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento de Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a Eletrobrás-Procel. A entrega da premiação é feita pelo presidente da República e reúne, na cerimônia, autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.
O regulamento pode ser consultado nos sítios: http://www.jovemcientista.cnpq.br ou http://www.cnpq.br/bolsas_auxilios/modalidades/modalidades.htm . (Assessoria de Imprensa Capes)