Notícias
Cursos de pós-graduação têm até o dia 30 de setembro para envio de dados
Termina no próximo dia 30 o prazo para o reenvio das informações dos cursos de pós-graduação referentes ao ano de 2004 para o sistema Coleta de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). O aplicativo eletrônico reúne informações importantes dos cursos como números de estudantes, de doutores, de professores e de artigos publicados. O reenvio dos dados de 2004 é obrigatório para todos os 1.933 programas de pós-graduação.
Em 2005, o Coleta Capes passou por mudanças tecnológicas e de conteúdo. Já na versão de 2006 que será aberta para o preenchimento no mês de outubro, foram feitos somente ajustes com o objetivo de manter o sistema menos complexo e mais ágil. Com isso, as fichas de avaliação dos cursos foram reformuladas. Os campos a serem preenchidos poderão ser incluídos ou excluídos, dependendo das especificidades de cada área de atuação acadêmica. Para todas as áreas, deverão ser documentadas informações sobre a proposta do programa, seus docentes, discentes e participantes externos, dados sobre áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa, disciplinas, trabalhos de conclusão e produção intelectual.
De acordo com a coordenadora da Coordenação de Organização e Tratamento da Informação da Capes, Valdinei de Souza, o Coleta é o principal instrumento que alimenta a agência, outros órgãos governamentais e instituições de pesquisa sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O aplicativo serve de instrumento na formulação de políticas públicas ligadas à Educação Superior e à Ciência Tecnologia, além de sua função básica e fundamental de subsidiar o processo de avaliação o Sistema. "É um importante pilar de sustentação da qualidade da pós-graduação brasileira", completa.
Para cada edição do Coleta, a Capes disponibiliza arquivos específicos contendo as informações básicas para o início do preenchimento dos relatórios pelos programas. O acesso a esses arquivos é feito por meio de download. Cada coordenação de curso deve mandar as informações para a respectiva pró-reitoria ou órgãos equivalentes nas instituições. Uma vez encerrado o preenchimento, as instituições encaminham à Capes o arquivo específico concluído. (Assessoria de Imprensa da Capes)