Notícias
Capes abre inscrições para pesquisa e intercâmbio na Holanda
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está recebendo inscrições, até 30 de junho, para o programa que mantém em parceria com a Universidade e o Centro de Pesquisa de Wageningen, na Holanda. A instituição pública, ligada ao Ministério da Agricultura da Holanda, é referência na pesquisa agropecuária, especialmente no desenvolvimento tecnológico de alimentos.
O programa Capes Wageningen visa a formação de recursos humanos de alto nível, com foco nas áreas de ciências agrícolas, botânica, zoologia, ciências de alimentos, ciências ambientais, biotecnologia e ciências econômicas e sociais. São financiados projetos conjuntos de pesquisa para promoção do intercâmbio de docentes e pesquisadores, e bolsas de estudo em nível de doutorado pleno.
Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, essa parceria significa um reforço para o desenvolvimento das ciências agrárias no Brasil, na medida em que possibilita manter a comunidade científica brasileira bem próxima dos avanços tecnológicos verificados no exterior. "O acordo permite o intercâmbio de pesquisadores, a capacitação de estudantes da pós-graduação brasileira e a troca de informações científicas", esclarece.
A candidatura ao doutorado pleno será individual e apresentada de acordo com as normas da Capes. A proposta de projeto conjunto de pesquisa deve estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente, com conceitos 5, 6 ou 7. Deve, ainda, estimular a associação em rede como cooperação binacional, podendo incluir projeto com equipes de outros países, caracterizando cooperação multinacional. As missões de trabalho, vinculadas à docência ou a projetos conjuntos de pesquisa, devem contribuir para a publicação conjunta de trabalhos técnico-científicos e para o desenvolvimento científico e tecnológico. A duração prevista é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.
O coordenador da equipe proponente deverá ter título de doutor há pelo menos quatro anos. E seu grupo deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação. A liberação dos recursos e o início das atividades estão previstos para setembro deste ano.
Passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; bolsas mensais no valor de 1.100 euros (cerca de R$ 2.999,00); e auxílio instalação, são alguns dos benefícios desse programa. Para mais informações, acesse o edital. (Fátima Schenini)