Notícias
Área de ciências agrárias participa de reunião na Capes
{mosimage}
Mais de cem coordenadores de programas de pós-graduação da área de ciências agrárias participam do encontro de integração na sede Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em Brasília. Juntamente com o representante da área, José Oswaldo Siqueira, eles assistem a apresentações sobre a Capes, com o objetivo de conhecer melhor o trabalho que é desenvolvido, bem como os responsáveis pelos diversos programas.
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, apresentou o cenário da pós-graduação brasileira aos participantes do encontro e falou da importância do agronegócio neste contexto. Guimarães destacou o novo acordo de cooperação internacional assinado com a Universidade e Centro de Pesquisa Wageningen. A instituição pública ligada ao Ministério da Agricultura da Holanda é referência na pesquisa agropecuária, principalmente no desenvolvimento tecnológico de alimentos. O acordo irá permitir que pesquisadores, professores, alunos brasileiros participem de programas de capacitação e projetos de pesquisa conjuntos na instituição holandesa. "A capacitação dos nossos pesquisadores no exterior é muito importante. E levar estudantes para fora do país também é o papel da Capes", disse.
O novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) foi um dos temas abordados pelo diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima. Ele afirmou que o PNPG permite fazer três constatações: o sistema de pós-graduação está crescendo muito, tem assimetria regional e também apresenta assimetria do ponto de vista das áreas do conhecimento.
"O sistema de pós-graduação quer crescer e a economia nem sempre acompanha essa necessidade. Algumas áreas não estão sendo aquinhoadas adequadamente. Será que a distribuição de cursos está adequada ao que o Brasil precisa e quer?", foram algumas das indagações do diretor.
Em sua opinião, a Capes precisa expandir as fronteiras do sistema de pós-graduação, apoiando o que é bom. Se as ações, pesquisas, programas, etc, têm qualidade, precisam ser apoiadas pela Capes.
A programação do encontro inclui também palestras sobre o processo de avaliação, o papel da pós-graduação na transferência de conhecimento: mestrado profissional, o portal de periódicos, a nova página da Capes, estatísticas das ciências agrárias, cooperação internacional, além dos programas no país e no exterior. O encontro encerra hoje, 17. (Fátima Schenini)