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CAPES incentiva o ensino de ciências
{mosimage}O sucesso da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas foi um dos destaques da
mesa-redonda realizada na 6O ª Reunião da SBPC. O tema Ciência na Escola foi abordado pelo
presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), Jorge
Guimarães; pelo professor Alberto Passos Guimarães Filho, coordenador do Centro Brasileiro de
Pesquisas Físicas (CBPF); e pelo professor Celso Pinto de Melo, físico da Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE).
Pelo quarto ano consecutivo acontece a Olimpíada da Matemática com 18 milhões e 400 mil
inscritos. Em 2007, foram 17 milhões de participantes. A CAPES tem planos de estimular os
vencedores da competição concedendo bolsas de mestrado em instituições públicas. "O lúdico da
matematica é imprescindível, pois sem ela é imposível avançar nas outras áreas das ciências.
Seguramente o maior desafio brasileiro é a qualidade do ensino fundamental e médio. A olimpíada da
matematica é ponto importante, vamos expandir para a área de fisica, química e biologia. Queremos
que o modelo da olimpíada de matemática sirva de inspiração para a criação de uma olimpíada de
ciências", afirmou Guimarães.
Guimarães destacou os programas da nova diretoria da CAPES que têm o objetivo de fomentar e
colaborar com a educação básica. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem mais de 40 mil alunos,
com 291 pólos distribuídos por todo o pais."O pólo é a parte presencial da UAB, complementa o
conceito a distância. A nossa expectativa é que possamos chegar em 2010 com 830 pólos." ressaltou.
A Educação a Distância vai contribuir para que professores do interior tenham o diploma.
Oportunidade e desafio, pela UAB, o professor, em pouco tempo, terá o direito de aprender e exercer
sua carreira. O Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) é o programa que
beneficia alunos de cursos de licenciatura e pedagogia de instituições federais de educação
superior (Ifes), com o objetivo de incentivar a carreira do magistério nas áreas da educação básica
com maior carência de professores – ciências e matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental,
e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
Segundo Melo, os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)
representa a realidade do país."Um dos nossos problemas é o atraso, nem todo aluno de 15 anos no
Brasil atingiu o equivalente à 8ª série, então muitos dos nossos jovens estão sendo avaliados por
um conhecimento o qual eles ainda não foram expostos. Educação científica tem que ser um direito de
cidadania, portanto é um dever do Estado", afirmou.
Também foi destaque a proposta de integração das escolas públicas com o chamado sistema S de
educação profissional, uma proposta do ministro da educação, Fernando Haddad, que inclui o Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio
(Senac), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae) que têm o objetivo de melhorar a
qualidade da formação profissional dos trabalhadores e jovens brasileiros. "A valorização do
professor é um instrumento poderoso nesse desafio, disse Guimarães". (Assessoria de Imprensa da
CAPES).