Notícias
Capes estimula aumento de patentes no país
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Jorge Guimarães, estará no Rio hoje, 17, para reunião com a diretoria do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Ele vai tratar do acesso do Inpi ao maior banco de informações científicas da América Latina - o Portal de Periódicos, criado pela Capes.
Uma das prioridades da Política Industrial e de Comércio Exterior (PITCE) é estimular o registro de patentes brasileiras e isso é essencial para dar apoio a esta política do governo federal. O acesso ao sistema é de extrema importância para o Inpi porque possibilitará utilizar e oferecer dados atualizados sobre patentes em escala internacional.
Em 2004, foram enviados ao Inpi mais de 22 mil pedidos de patentes, mas o Brasil ainda ocupa uma posição de pouca expressão no cenário internacional. Em 2003, o país fez 221 pedidos de patente. Ficou atrás da Coréia (2.997), da China (1.205) e da Índia (611). Guimarães acredita que o advento da PITCE deverá mudar substancialmente a posição do país neste cenário. (Adriane Cunha)