Notícias
Brasil e Áustria debatem parcerias na pós-graduação
Acordos de cooperação técnica serão discutidos hoje, 22, em Viena, Áustria, no encontro dos presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, da Fundação de Ciências da Áustria, George Winck, e da Academia Austríaca de Ciências, Herbert Matis. O presidente da Capes foi convidado pelas duas instituições estrangeiras para conhecer o trabalho desenvolvido por elas e para apresentar as ações da Capes. O objetivo é firmar futuras parcerias na área de pós-graduação, ciência e tecnologia.
De acordo com Jorge Guimarães, os dirigentes austríacos têm interesse em conhecer o trabalho de avaliação, de fomento de bolsas e a abrangência da Capes no cenário do ensino e da pesquisa do Brasil. Ele revela que será debatido um acordo nos moldes do que já é realizado com outros países, como a Holanda. A parceria permitiria que pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e austríacos realizassem intercâmbio e participassem de programas de capacitação e projetos de pesquisa conjuntos.
Amanhã o presidente da Capes visita a Universidade de Medicina de Viena e se reúne com professores eslovenos. Na sexta-feira, 24, na França, Guimarães participa da reunião anual do Conselho Administrativo da Casa do Brasil, em Paris. (Adriane Cunha)