Notícias
Especialista acredita em mudança do perfil da pesquisa brasileira
{mosimage}
"Nova base de dados do Portal de Periódicos da Capes deverá revolucionar pesquisa brasileira". A previsão foi feita nesta quarta, 20, pelo consultor de informações tecnológicas e propriedade intelectual, Henry Suzuki, durante a reunião anual da SBPC, em Fortaleza (CE). Suzuki participou da programação paralela de palestras promovida pelo Ministério da Educação e apresentou a base de dados Scfinder Scholar, adquirida este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). "Essa base de dados é uma excelente oportunidade para que pesquisadores tenham acesso às informações de patentes, que é a integração entre a literatura e informação científica. Por meio dela o cientista poderá transformar sua descoberta em produto", disse. Suzuki explicou que a ciência brasileira ainda produz muita pesquisa básica e não consegue atingir o mercado. Com a ampliação do acesso ao conhecimento mundial, este cenário pode ser transformado.
A Sfinder Scholar é uma base de dados com 24 milhões de documentos científicos internacionais. Oferece acesso, principalmente, a informações da área de química, mas abrange as áreas de engenharia química, bioquímica, farmacologia, toxicologia, física, biologia, ciências médicas, polímeros, ciências dos materiais, química aplicada, ciências geológicas e ambientes, alimentos e agricultura. Ao todo são seis bases de dados: Caplus, CAS Registry, CAS React, Chem Cats, Chem Lists, Medline. A mais conhecida no meio acadêmico é o Chemical Abstracts, formado por estudos científicos registrados desde 1907 até a atualidade.
De acordo com Suzuki, a base possui outras vantagens como velocidade de procura por tema e permite busca impossíveis de realizar por meio de publicações científicas em papel. Como exemplo, cita a comparação de estruturas ou propriedades químicas. "Quando o cientista desenvolve o desenho de estrutura molecular pode verificar se já foi feito algo igual ou parecido em todo o mundo", revela. Mas o especialista faz questão de esclarecer que não defende a redução ou o fim da de livros e revistas científicas. "Cada país deve ter, de forma impressa, suas descobertas científicas, para sempre tê-las à disposição em caso de uma guerra de informações mundial", avalia.
Portal de Periódicos - O Portal foi criado para universalizar o acesso à informação no meio acadêmico-científico, atendendo 152 instituições brasileiras. O critério fundamental para ter acesso é possui cursos de pós-graduação avaliados pela Capes com notas seis e sete. Em 2004, a página totalizou 13,8 milhões de artigos baixados, 38% a mais que o ano anterior. Os periódicos são colocados na página em tempo real. O acesso é gratuito e são registradas 80 mil visitas diárias. Contudo, há restrições de alguns campos que podem ser acessados em bibliotecas de instituições cadastradas pela Capes, que tenham cursos de pós-graduação avaliados com conceitos seis e sete.
O serviço possui 9.100 títulos de fontes nacionais e internacionais de nível acadêmico. São textos completos com resultados de pesquisas e estudos científicos de extrema importância para desenvolvimento e apoio à pesquisa brasileira. Além de mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento, incluindo acessos a páginas eletrônicas selecionadas. (Adriane Cunha)