Notícias
Últimos dias de inscrições para cooperação científica entre Brasil e Texas
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) encerra no dia 1° de dezembro as inscrições para o programa que realiza em parceria com a Universidade do Texas, em Austin (Programa Capes-UT), nos Estados Unidos. O programa estimula o intercâmbio de alunos, docentes e pesquisadores brasileiros vinculados a programas de pós-graduação avaliados pela Capes, por meio de projetos conjuntos de pesquisa. As áreas prioritárias são ciências sociais, ciências da terra, ciências ambientais, ciências da saúde, e tecnologia, engenharia e informática.
De acordo com a coordenadora ajunta da Cooperação Internacional da Capes, Fátima Battaglin, a troca de informações científicas, e o aumento substantivo da produtividade científica e da qualidade do intercâmbio, por intermédio da participação de equipes de ambos os países, devem fazer parte dos objetivos do programa.
O programa apóia missões de trabalho (passagens e diárias para atividades de ensino e pesquisa no exterior) e de estudos (bolsas para estágio doutoral ou pós-doutorado). A proposta de projeto apresentada deverá estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceito 5, 6 ou 7. Deverá, também, contemplar a formação de doutorado-sanduíche, pós-doutorando e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
A equipe proponente deverá ser composta por, pelo menos, dois docentes com titulação de doutorado, vinculados a um programa de pós-graduação. O coordenador do projeto deverá ser um docente/pesquisador brasileiro com título de doutor há pelo menos cinco anos e reconhecida competência na área. (Fátima Schenini)