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Bolsistas de pós-graduação serão tutores em cursos da UAB
Os bolsistas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do
Ministério da Educação (Capes/MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT) poderão ser tutores da Universidade
Aberta do Brasil (UAB), sistema de educação a distância, em nível superior, para formação de
professores da educação básica. As duas entidades assinaram portaria para autorizar a atuação dos
seus bolsistas nas instituições públicas de ensino, dentro do prazo de validade das bolsas.
A autorização será concedida pela coordenação do curso ou do programa de pós-graduação em que
o bolsista estiver matriculado. O sistema de ensino previsto pela UAB conta com a participação de
instituições públicas de educação superior, em parceria com estados e municípios.
O principal objetivo da UAB é oferecer formação inicial de professores em efetivo exercício
da educação básica pública que ainda não têm graduação. Isso significa atender à demanda de
milhares de professores, formar novos docentes e propiciar formação continuada a quase dois milhões
de profissionais.
O primeiro edital da UAB, do final de 2005, selecionou 49 instituições federais
(universidades e centros de educação profissional e tecnológica), para oferta de 794 cursos
superiores. Dois terços deles são cursos de formação inicial e continuada de professores da
educação básica.
O segundo processo seletivo de cursos registrou 577 propostas de pólos, com 107 propostas de
instituições para cursos que iniciarão em 2008. Esse segundo processo seletivo incorporou
universidades públicas estaduais e municipais ao sistema. Para atender à demanda de 2007, foram
capacitados 1,4 mil bolsistas, entre professores das instituições federais e coordenadores dos
pólos nos municípios. (Manoela Frade)