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Ministro anuncia criação de bolsa de iniciação à docência
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou, na última sexta-feira, 27, em Brasília, a
criação de uma bolsa de iniciação à docência, nos moldes da bolsa de iniciação científica, para
graduandos, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). ?
Temos 20 mil bolsas de iniciação científica e teremos também o Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (Pibid) já em 2008?, adiantou. A medida foi anunciada durante seminário que
discutiu o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A Coordenação
de Aperfeiçomento de Pessoal de Nível Superior do Ministério
da Educação (Capes/MEC) será a responsável pelo programa.
A idéia de criar a nova modalidade de bolsas surgiu das críticas e sugestões feitas pela
população ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). ?Nos apropriamos de uma sugestão que nos
chamou a atenção, pela preocupação de, já na graduação, darmos uma atenção especial à formação dos
futuros professores?, contou Haddad.
Segundo o ministro, a concessão de bolsas sempre esteve voltada para a educação científica e
para a pós-graduação, e não assistia a formação para a educação básica. ?Precisamos de um programa
de bolsas, sobretudo nas áreas onde há carência de licenciados, como química, física, matemática e
biologia?, ressaltou Haddad. ?Não havia um programa estruturado de apoio aos que queriam exercer o
magistério na educação básica depois de formados. Essa medida não vai fazer parte do PDE, mas será
complementar a ele?, explicou.
O ministro discutiu essa e outras ações relacionadas à educação superior com cerca de 200
reitores, vice-reitores e representantes de todas as instituições de ensino superior do país. O
seminário buscou tirar dúvidas e discutir as diretrizes gerais acerca do Reuni.
O programa, instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, pretende ampliar o
acesso e a permanência dos jovens na educação superior. A meta é a elevação da taxa de conclusão
média dos cursos de graduação presenciais para 90% e aumentar a relação professor/aluno de nove
para 18, num prazo de cinco anos, a partir do início do plano de reestruturação de cada
instituição.
Peça central ? ?O Reuni é uma peça central para a educação superior e um dos
pilares do PDE, porque amplia o horizonte de autonomia das universidades, ao criar um colchão
orçamentário para cada instituição que precisa repensar seu papel na sociedade e sua missão
institucional?, avaliou o ministro.
Para receber recursos previstos no PDE e participar do Reuni, as universidades federais
precisarão apresentar projetos de reformulação que incluam, além do aumento de vagas, medidas como
ampliação ou abertura de cursos noturnos, redução do custo por aluno, flexibilização de currículos,
criação de arquiteturas curriculares e ações de combate à evasão. Para possibilitar a
reestruturação, o Reuni calcula ser necessário um acréscimo de 20% no orçamento das instituições,
suficiente para suprir despesas com pessoal e custeio.
A participação no programa está condicionada à apresentação de projeto próprio de cada
instituição. ?Estamos construindo isso com os dirigentes das instituições e com a comunidade
científica. Não estamos impondo nada de dentro de um gabinete, sem dar atenção às questões
específicas de cada caso?, afirmou Haddad.
Para a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Márcia Helena Mendonça, as
discussões caminharam na direção do consenso entre o ministério e as reivindicações das reitorias. ?
Esse crescimento com qualidade vai gerar uma mudança importantíssima na educação superior
brasileira e na transformação social do nosso país?, acredita. (Maria Clara Machado, da Assessoria
de Comunicação do MEC)