Notícias
Últimos dias de inscrição para intercâmbio de pesquisa entre Brasil e Argentina
O prazo de envio de propostas para o programa bilateral de aperfeiçoamento de doutores entre o Brasil e a Argentina encerra no próximo domingo, 31. A parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina (SECyT) financia o intercâmbio por meio de projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica entre instituições de ensino superior brasileiras e argentinas.
Os projetos podem ser apresentados em diversas áreas do conhecimento. Os grupos de pesquisa deverão estar ligados a cursos de pós-graduação recomendados pela Capes. Esses projetos devem ter, entre seus objetivos, a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação (doutorado e pós-doutorado), a troca e o aumento de informações científicas, a produção conjunta de publicações técnico-científicas, a valorização intelectual e melhorias nas grades curriculares dos cursos.
O intercâmbio está dividido em duas modalidades: missão de estudo ou de trabalho. A missão de trabalho é realizada por um pesquisador com doutorado. Já a missão de estudo é realizada por estudantes de doutorado e pós-doutorado. Os bolsistas serão selecionados pelo coordenador do estudo. A duração da bolsa de doutorado e pós-doutorado varia de dois a seis meses, não sendo permitida a prorrogação em nenhum dos dois casos. O valor da bolsa de doutorado é de R$ 2.100,00 e a de pós-doutorado R$ 2.300,00. As propostas selecionadas receberão até duas bolsas de estudos por ano. Para outras informações acesse aqui. (Assessoria de Imprensa da Capes)