Notícias
Cooperação internacional é tema de encontro na Bahia
O coordenador geral de Cooperação Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Benício Schmidt, faz palestra para coordenadores de cursos de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nesta segunda-feira, 8. Schmidt irá detalhar os novos acordos internacionais firmados pela Capes. Entre eles, estão as parcerias com a Universidades de Wageningen e o Centro de Pesquisa Países Baixos, na Holanda, e a cooperação técnica com a Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá.
Além disso, será apresentado o convênio assinado com o governo alemão. O acordo permitirá que universidades e institutos de pesquisa das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil realizem projetos em rede com instituições da Alemanha. A parceria irá acelerar a capacitação de recursos humanos brasileiros em áreas essenciais para essas regiões, como engenharias e meio ambiente. O encontro começa às 9h. E será realizado na reitoria da UFBA (rua Augusta Viana, bairro Canela, Salvador).
Crescimento da cooperação - A Capes possibilita qualificação a estudantes, pesquisadores, professores e cientistas brasileiros em instituições estrangeiras de excelência. São projetos de pesquisa desenvolvidos conjuntamente por grupos de brasileiros e estrangeiros, intercâmbio de professores (missões de trabalho) e de estudantes (bolsas de estudo) e o custeio parcial dos projetos aprovados.
Recentemente, novos tratados e acordos culturais, educacionais e científicos determinaram o surgimento de um crescente número de programas de intercâmbio internacional. Os acordos bilaterais firmados com parceiros tradicionais como França, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Portugal, países do Mercosul e da América Latina, têm sido fortalecidos.
A Capes está integrada à atual política externa brasileira que procura intensificar relações com países em desenvolvimento situados na África, Ásia, Oceania e Caribe. Um exemplo é a implantação da primeira universidade pública de Cabo Verde (África), que tem consultoria técnica permanente da Capes no planejamento de toda a universidade. A instituição cabo-verdiana será concebida segundo os padrões brasileiros de instituições públicas de ensino superior. (Adriane Cunha)