Notícias
Capes oferece vagas para qualificação nos Estados Unidos
Está aberto até oito de novembro o período de inscrição para pós-doutorado e doutorado saduíche na Universidade do Texas, em Austin (EUA). O Programa Vilmar Faria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) foi criado em 2002 e estimula a formação de recursos humanos na área de ciências sociais.
Os candidatos devem propor estudos sobre ciência política, demografia, sociologia e planejamento urbano com foco em assuntos como, mobilidade social, desigualdade social, educação, dinâmica populacional, mercado de trabalho e sistema político eleitoral. Dezessete brasileiros foram formados no programa desde sua criação.
São oferecidas cinco bolsas de estudo, válidas por até um ano, para os dois níveis. A Capes financia a instalação, seguro saúde, passagens aéreas e taxas da universidade norte-americana, além da bolsa mensal com valor de R$ 2.487,10 para doutorado-sanduíche e R$ 4.522,00 para o pós-doutorado. Para ser candidato é preciso ser brasileiro, ter cumprido um número de créditos compatível com a perspectiva de conclusão do curso de doutorado. Além de estar, obrigatoriamente, vinculado a um programa de pós-graduação recomendado pela agência com conceito cinco, seis ou sete. Para outras informações acesse aqui. (Assessoria de Imprensa da Capes)