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CTC da Educação Básica inicia trabalhos
{mosimage}O Conselho Técnico Científico (CTC) da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (Capes), reuniu-se, nesta terça-feira, 11, para dar início às discussões, sobre a
formação de professores para a educação básica. ?O papel do conselho é consultivo, com autoridade
perante o MEC para recomendar e sugerir ações?, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.
O ministro sugeriu que o conselho se debruce sobre duas questões importantes: o acesso ao
sistema público de formação inicial e continuada, por meio das universidades federais; e a
qualificação da oferta de formação inicial e continuada. ?Temos a necessidade de criar o sistema
nacional de formação de professores?, afirmou.
Na visão de Haddad, a formação de professores para atuar na educação básica deve ser
considerada uma tarefa prioritária pela União. Segundo o ministro, apenas metade dos professores
das escolas públicas têm formação superior. ?Vamos descobrir com o censo do magistério, que será
divulgado em breve, se essa outra parte é formada pelas universidades públicas.?
O ministro espera que a criação do sistema nacional de professores possa reverter essa
tendência e ampliar o acesso ao ensino superior de professores da educação básica. Para Haddad,
existe uma falsa dicotomia entre educação básica e superior e insistiu que é preciso investir numa
visão sistêmica da educação, já que é fundamental que o professor tenha sido bem formado para que a
escola seja o lugar onde a criança efetivamente aprenda.
?Devemos discutir como a educação sistêmica pode ser traduzida em ações?, propôs. ?A Capes é
a representação formal do conceito de educação sistêmica?, destacou o presidente da Capes, Jorge
Guimarães, referindo-se ao novo papel assumido pela instituição, que inclui a formulação de
políticas para a formação de professores para a educação básica.
A articulação entre ações do MEC também foi ressaltada pelo ministro como outro desafio a fim
de melhorar a qualidade do ensino em sala de aula e fazer com que o conceito de educação sistêmica
se reflita na prática. ?Há elementos que devem se combinar para que isso ocorra?, disse. ?O
currículo da educação básica, o livro didático e a Prova Brasil precisam ser combinados mais
virtuosamente?, recomendou.
Já na educação superior, o ministro disse que as diretrizes das licenciaturas, os programas
de formação continuada e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado a alunos
das licenciaturas, devem ?conversar?. De acordo com Haddad, os sistemas educacionais bem
organizados no mundo apresentam algum tipo de alinhamento desses elementos.
Os debates dos 31 membros do conselho – 11 do MEC e 20 especialistas de universidades,
entidades e organizações educacionais – também tratarão de temas como o Educacenso e a supervisão
dos cursos de pedagogia. O CTC definirá ainda a periodicidade dos encontros e agenda de temas que
vão ser discutidos este ano. (Maria Clara Machado)