Notícias
Seleção para bolsas na Alemanha em fase final
{mosimage}
Os integrantes da Comissão Mista Brasil/Alemanha estão reunidos hoje, 25, em Brasília, para a seleção final de candidatos a bolsas, naquele país, de doutorado, doutorado-sanduíche, pós-doutorado, e especialização na área de saúde. As bolsas são oferecidas pelo Programa Capes/DAAD/CNPq, promovido em conjunto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Um total de 103 candidatos participa dessa etapa da seleção.
Ao abrir a reunião, o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, deu boas-vindas a todos e afirmou que essa fundação tem interesse em ampliar sua participação em programas de cooperação com a Alemanha. O ministro da Embaixada da Alemanha, Bernhard Graf von Valdersee, expressou sua alegria ao constatar o número crescente de interessados em realizar pesquisas na Alemanha. Ele salientou que a embaixada atribui um papel muito importante à cooperação e destacou que os bolsistas e ex-bolsistas construíram uma verdadeira rede de contatos entre os dois países.
Também participam do encontro o coordenador-geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Benício Schmidt; a diretora do Escritório Regional do DAAD no Brasil, Gabriele Althoff; o conselheiro de Assuntos Científicos Tecnológicos do DAAD, Achim Zinckler; e demais representantes do DAAD, CNPq, e CGCI, além de professores da Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina.
Resultados - De acordo com informações da assessora da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Miriam Castanheira, os resultados serão divulgados no início de junho. Ela explica que o processo de escolha teve início logo após o encerramento das inscrições, em 11 de março, quando foram efetivadas 196 candidaturas e diz que os candidatos passaram também pela fase da entrevista, realizada em diferentes cidades (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Belém, Recife, e São Paulo), a fim de facilitar o deslocamento dos concorrentes. (Fátima Schenini)