Notícias
Aumenta número de projetos para pesquisa em Cuba
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) recebeu 29 propostas para o programa de intercâmbio entre o Brasil e Cuba. As inscrições encerraram no último dia 31. Houve um aumento comparado à edição do ano passado quando foram encaminhadas à Capes quatro projetos.
A assessora técnica da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Ivana Ferreira, acredita que a reestruturação do programa foi o motivo do crescimento. Antes as inscrições permaneciam abertas o ano todo, nesta edição foi preparado um calendário para apresentação das propostas. Outra novidade foi o preenchimento dos dados que passou a ser on-line. "A procura surpreendeu as nossas expectativas. A troca do fluxograma possibilitou um maior número de candidatos", afirmou Ivana.
A parceria entre a Capes e o Ministério da Educação Superior de Cuba (MES) apóia a formação de doutores, pós-doutores, o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. A qualificação é feita por meio de projetos conjuntos de cooperação científica, de instituições de ensino superior e pesquisa dos dois países nas diversas áreas do conhecimento.
As propostas apresentadas devem estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceito cinco, seis ou sete. Outro critério importante é a concordância do curso de pós-graduação e da pró-reitoria respectiva, em que apontam o interesse institucional no projeto. A equipe deve ser composta de pelo menos dois doutores, e ter sob sua coordenação docente ou pesquisador brasileiro com título de doutor há pelo menos quatro anos.
Os dois países oferecerão hospedagem, passagens e auxílio financeiro para o desenvolvimento dos projetos. Para outras informações acesse aqui. (Assessoria de Imprensa da Capes)