Notícias
Missão de Cabo Verde participa de reunião na Capes
{mosimage}
Dois integrantes da Comissão Nacional para a Instalação da Universidade de Cabo Verde - Antonio Correia e Silva, presidente, e Crisanto Barros, vice-presidente, estiveram reunidos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, do Ministério da Educação, ontem, 29.
Acompanhados pelo também cabo-verdiano José Carlos dos Anjos, professor na Universidade Federal de Rio Grande do Sul, eles participaram de mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) constituído pelo Ministro da Educação, Tarso Genro, em 2004, com o objetivo de oferecer assistência técnica e jurídica ao Governo de Cabo Verde, no processo de estruturação da primeira universidade pública daquele país.
De acordo com o coordenador geral de Cooperação Internacional da CAPES, Benício Viero Schmidt, que preside o GT, o apoio a Cabo Verde é uma prioridade política do Governo, solicitada diretamente pela Presidência da República. Ele adianta que, em janeiro último, foi assinado um programa de trabalho entre os dois países visando a cooperação bilateral em matéria de educação superior e ciência. O referido programa será desenvolvido por meio de projetos de cooperação técnica e programas de pós-graduação e pesquisa em áreas como ciência e tecnologia, educação a distância, e formação de gestores e docentes, em especial a nível de mestrado e doutoramento.
Na segunda-feira, 28, os cabo-verdianos estiveram em Fortaleza, onde assinaram um protocolo de intenções com o governador do Ceará, Lúcio Alcântara, visando a criação da Casa de Cabo Verde. Também mantiveram contato com os reitores das universidades federal e estadual, com o objetivo de prospectar áreas de interesse comuns. (Fátima Schenini)