Notícias
Ordem do mérito científico é entregue a cientistas brasileiros
A pesquisa e o ensino científico brasileiros foram homenageados nesta terça-feira, 26, pelo governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, entregaram a Ordem Nacional do Mérito Científico. No total, 96 cientistas e personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia receberam a homenagem. Entre eles, o cientista e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, Jorge Guimarães, recebeu das mãos do ministro Eduardo Campos a homenagem de comendador. "É o reconhecimento de uma longa trajetória. Diversos agraciados têm uma história na pesquisa e na formação de recursos humanos na área científica e tecnológica. E muitos que estão aqui já foram bolsistas, integrantes ou são consultores da Capes", disse.
Durante seu discurso o presidente Lula ressaltou a importância da pesquisa, do ensino e da ciência e tecnologia no país. "Para um país que quer ser soberano, que quer ter inclusão, igualdade de condições, não apenas no campo econômico, mas também no científico e tecnológico, é preciso investir em pesquisa, ou daqui a trinta anos nós seremos mais frágeis do que somos hoje", falou. O presidente também disse que deve haver paciência com o trabalho dos pesquisadores, pois os resultados concretos podem levar anos. "Mudar o Brasil é mudar os procedimentos e o pensamento de todos. Parabenizo os premiados que a partir dos seus laboratórios, bibliotecas e salas de aula se esforçam para melhorar a vida de todos nós", afirmou.
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, destacou o talento e a competência dos homenageados. "Cumprimento a todos pela dedicação de pesquisadores e personalidades altamente comprometidos com o progresso da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil", declarou.
Ordem Nacional do Mérito Científico - A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 por decreto do Presidente da República e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras de destaque na área científica e tecnológica. A Ordem dispõe de duas classes de condecoração: Grã-Cruz e Comendador. A Ordem prevê ainda a entrega de uma Medalha de Prata a personalidade jurídica que tenha se destacado na área científica e tecnológica.
Pelo regulamento, o Presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o Ministro da Ciência e Tecnologia é o Chanceler. A indicação dos nomes é feita pela Academia Brasileira de Ciência, por instituições e autoridades ligadas à área de ciência e tecnologia. Os candidatos são submetidos à uma Comissão Técnica composta por nove membros da comunidade científica, que posteriormente são avaliados pelos ministros membros do Conselho, a quem cabe a palavra final. (Adriane Cunha)