Notícias
Capes discute parceria com Instituto Weizmann de Israel
{mosimage}
Um programa de intercâmbio de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação começou a ser discutido entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e o Instituto Weizmann, em Rechovot (Israel), durante a missão do ministro da Educação, Fernando Haddad, ao Oriente Médio.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, esteve reunido nesta quinta-feira, 2, com o presidente do Instituto Weizmann, Illan Chet, para identificar as áreas de interesse dos dois países. Entre elas, estão as ciências da saúde. O Instituto israelense é reconhecido mundialmente por suas pesquisas nas áreas biomédicas, de física aplicada, nanotecnologia, química e novos materiais. "Pretendemos lançar editais conjuntos nos mesmos moldes que já fizemos com outros países e ainda auxiliar no intercâmbio entre universidades brasileiras e de Israel", disse Guimarães. O Instituto Weizmann tem 250 pesquisadores seniores e 950 alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Já na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Monte Scopus, o presidente da Capes conversou com o reitor Haim Rabinowich e com o diretor da América Latina, Joseph Benarroch. Educação e agricultura foram os temas abordados para a formulação de editais conjuntos de intercâmbio de professores e estudantes. "Irrigação e cultura do semi-árido são duas linhas de pesquisa bem desenvolvidas por pesquisadores israelenses e queremos realizar trocas de informação científica", afirmou Guimarães. Além disso, será realizada uma oficina para debater outras áreas de interesse.
Atualmente, 10 mil brasileiros moram em Israel, por isso os representantes israelenses querem intensificar o ensino da língua portuguesa e pediram o apoio do Ministério da Educação do Brasil. Nesta quinta-feira, 2, o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou o protocolo de intenções em cooperação educacional. Este documento significa uma demonstração política de interesse do governo brasileiro em formalizar convênios na área. (Adriane Cunha)