Notícias
Encontro Caribenho de Redes Universitárias começa quinta-feira
Brasília, 14/11/2006 - Reitores de universidades públicas dos países da América Latina e do Caribe se encontram quinta-feira, 16, em Brasília. Na oportunidade, dirigentes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Instituto Internacional para a Educação Superior na América-Latina e Caribe (Iesalc) - organizadores do encontro - querem uma articulação entre as redes universitárias e os conselhos de reitores das duas regiões.
"É um esforço pela integração. Queremos utilizar recursos humanos e materiais para um projeto mais articulado na educação superior da América Latina e Caribe", explica a diretora da Unesco-Iesalc, Ana Lúcia Gazzola. Segundo ela, o encontro objetiva otimizar capacidades e promover mecanismo de educação superior de qualidade. Na oportunidade, será apresentará a versão preliminar de dois projetos: o mapa comparativo dos Sistemas de Educação Superior na América Latina e Caribe; e Tendências da Educação Superior nas duas regiões.
Linhas Estratégicas do Iesalc e uma agenda comum para o seguimento regional da Conferência Mundial da Educação Superior, prevista para 2009, são outros temas do encontro. Na sexta-feira, 17, às 8h, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Almeida Guimarães, apresentará o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenação.
As redes universitárias são órgãos que reúnem representantes de universidades com objetivos comuns, como a Associação das Universidades Amazônicas e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Do Brasil, também participam do encontro dirigentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
E ainda: o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan; o presidente da Andifes, Paulo Speller; e reitores de universidades da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
I Encontro Latino-Americano e Caribenho de Redes Universitárias e de Conselhos de Reitores será aberto quinta-feira, 16, às 14h, na sede da Andifes, em Brasília. O evento termina na sexta-feira, às 17h30. Mais informações pelo telefone 61-3321-6341. (Súsan Faria, da Assessoria de Comunicação do MEC)