Notícias
Programa de qualificação de professores é avaliado pela Capes
Pesquisadores, professores, pró-reitores e técnicos do setor financeiro de universidades púbicas de todo o Brasil, estarão reunidos no I Seminário de Avaliação do Programa de Qualificação Institucional (PQI), nos próximos dias 19, 20 e 21 de junho, em Brasília. O evento promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior de Ministério da Educação (Capes/MEC) irá avaliar os 156 projetos de qualificação do quadro de professores e técnicos dessas universidades. O aperfeiçoamento foi feito por meio de projetos conjuntos de pesquisa e pós-graduação entre equipes de diferentes regiões do país.
Durante o encontro, serão discutidos os resultados do programa desde a sua criação em 2002. Os grupos de trabalho com, aproximadamente, 50 representantes de projetos de universidades de todo o país irão apresentar o número de docentes e técnicos formados, o número de publicações, avaliação das parcerias feitas entre equipes de estudo e pesquisa de diferentes regiões do país. E ainda, um relatório final com os resultados dos quatro anos de PQI.
A coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Capes, Íris Santiago, adianta que os resultados do programa são muito favoráveis. "Os efeitos são bem positivos. Vários cursos de mestrado e doutorado foram abertos, muitas publicações acadêmicas foram feitas, tudo a partir do programa", diz. Íris espera também que sejam propostas melhorias na elaboração e implementação de estratégias do ensino e da pesquisa.
O encontro será realizado no auditório do anexo um do MEC e começa às 8h30 com a presença do coordenador geral de Programas no País da Capes, Geová Parente e da coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Íris Santiago. Além disso, estão confirmadas as participações dos professores: Ronaldo Lima, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Fátima Dias Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gilma Santos Trindade, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Marinez Isaac Marques, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), além dos docentes e técnicos representantes dos projetos. (Assessoria de Imprensa da Capes)