Notícias
Seleção para bolsas de doutorado no exterior está chegando ao final
Será realizada, na próxima semana, a última etapa da seleção de candidaturas a bolsas de doutorado no exterior, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, do Ministério da Educação. É a fase das entrevistas, que terá a participação de 202 candidatos.
O processo seletivo teve início no segundo semestre de 2004, com 642 inscrições efetivadas. Os candidatos que serão entrevistados já foram aprovados nas etapas anteriores, que consistem em análises documental e de mérito.
Um total de 27 consultores irá entrevistar os candidatos, que serão divididos em nove grupos, com três consultores cada um. Nos dias 26 e 27 serão entrevistados os integrantes de quatro grupos. Nos dias 28 e 29, serão ouvidos os participantes dos cinco restantes.
Estados Unidos - Além desse programa de bolsas de doutorado no exterior, a Capes mantém outro, específico para atender a quem quer fazer doutoramento nos Estados Unidos. É o Programa Capes/Fulbright, realizado em conjunto com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil. Esse programa teve 279 inscritos para o período 2005 e concedeu 70 bolsas.
No ano passado, 822 candidatos se inscreveram para concorrer a bolsas de doutorado no exterior. Desse total, 175 concorreram a bolsas para os Estados Unidos, sendo selecionados 35. Para os demais países, o número de inscritos foi 647, com 139 contemplados com bolsas.
Segundo a coordenadora geral de Programas no Exterior, Maria Luíza Lombas, as cotas das bolsas de doutorado no exterior para 2005 serão estabelecidas de acordo com a disponibilidade orçamentária da Capes e os resultados obtidos pelos candidatos no decorrer do processo seletivo. "Os candidatos aprovados na etapa da entrevista serão comunicados pela Capes e deverão complementar a documentação até o dia 31 de maio, para que as bolsas possam ser entregues no segundo semestre deste ano" destaca. (Fátima Schenini)