Notícias
Escola de Altos Estudos recebe projetos até 1º de outubro
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) prorrogou, até 1º de outubro, o prazo para a apresentação de projetos à Escola de Altos Estudos. Podem participar os cursos de pós-graduação avaliados pela Capes com notas de cinco a sete e as sociedades de pesquisa científica credenciadas junto à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Criada em maio deste ano, a Escola de Altos Estudos é uma iniciativa pioneira que visa fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Seu objetivo é possibilitar que docentes e pesquisadores estrangeiros, reconhecidos internacionalmente, ministrem aulas em instituições brasileiras, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação. Todos os cursos serão documentados e farão parte do acervo da Capes.
De acordo com o presidente da Capes, Jorge Guimarães, "a iniciativa permitirá a convivência dos nossos pós-graduandos com pesquisadores do mais alto nível, enriquecendo o processo formativo já em curso no Brasil." O orçamento previsto para a Escola de Altos Estudos, neste ano, é de R$ 1,5 milhão, para patrocinar dez projetos.
Projeto - Os cursos e programas poderão apresentar mais de um projeto. Neste caso, deverá ser formalizada uma proposta para cada projeto. O projeto apresentado deverá indicar o professor estrangeiro a ser convidado, seu currículo, justificativa do convite, programa e período do curso a ser ministrado (com duração não superior a 120 dias), e estimativa inicial de orçamento, entre outros pontos. Para mais informações, acesse aqui. (Fátima Schenini)