Notícias
Solicitação de recursos para pesquisadores terá novo sistema
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) desenvolveu um novo sistema informatizado para ser utilizado na solicitação de recursos financeiros. É o Sistema Informatizado de Auxílio Financeiro a Pesquisadores (Sisaux) desenvolvido pela Coordenação Geral de Programas no País (CGPP), que será usado inicialmente pelo Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (Prodoc), em projeto-piloto. Após ser avaliado, o sistema será estendido também a outros programas da Capes. O Sisaux começará a ser enviado, via e-mail, aos 477 beneficiários do Prodoc/2005, a partir de segunda-feira, 15.
De acordo com o coordenador geral da CGPP, Geová Parente Farias, o Sisaux foi criado com o objetivo de facilitar o preenchimento dos formulários necessários para a solicitação de recursos à Capes, proporcionando mais rapidez e menos burocracia. "É uma ferramenta que está sendo colocada à disposição dos pesquisadores para facilitar o preenchimento dos formulários. Ela tem a visão de quem preenche os formulários, que são os professores e coordenadores de cursos e programas", diz.
Inovações - Uma das principais inovações introduzidas no novo sistema é o uso de um formulário eletrônico que utiliza um gerenciador de banco de dados para o preenchimento, enquanto o sistema anterior utilizava um editor de textos. A mudança possibilita que os técnicos da Capes aproveitem integralmente as informações enviadas pelos solicitantes, sem necessidade de nova digitação. "Não precisar digitar novamente os dados recebidos economiza tempo e evita a ocorrência de erros", salienta Farias. (Fátima Schenini)