Notícias
Capes debate a pós-graduação na 58ª Reunião Anual da SBPC
O Plano Nacional de Pós-graduação, a fixação de doutores nos setores público e privado, e a formação de recursos humanos na Região Amazônica serão alguns dos assuntos debatidos por representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) na 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As palestras começam nesta segunda-feira, 17, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Na programação sênior, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, participa do encontro aberto Avaliação do Plano Nacional de Pós-graduação. Guimarães, falará sobre o documento técnico que norteia a política nacional de pós-graduação para período 2005 a 2010. Participam da discussão o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-presidente da Capes, Abílio Baeta Neves; o professor da UFSC, Valdir Soldi e o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Roberto Dall%u2019Agnol. O debate ocorrerá nesta segunda-feira, 17, às 14h, na sala 204 , bloco B, 1º andar, prédio do CTC, no campus da UFSC.
O diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, integra a mesa de discussão de outros dois encontros abertos. Na terça-feira, 18, às 14h, fala sobre Políticas e instrumentos para fixação de doutores, também na sala 204. No dia seguinte, 19, às 14h, acontece o debate sobre a Amazônia: Avaliação dos documentos, na sala 201, bloco B, 1º andar, do CTC. E o diretor de Avaliação, Renato Janine Ribeiro, fala no encontro Interdisciplinaridade na pós-graduação brasileira, também na quarta-feira, às 14h, na sala Girassol, Centro de Cultura e Eventos.
A reunião da SBPC - A Reunião Anual da SBPC é a maior reunião científica do Hemisfério Sul. Tem como objetivo reunir cientistas, estudantes, professores universitários, professores da rede do ensino médio e fundamental, profissionais diversos e cidadãos em geral interessados em discutir ou simplesmente em conhecer os resultados mais recentes da pesquisa científica, expor trabalhos e apresentar comunicações, divulgar idéias e pontos de vista, debater as políticas de educação, ciência, tecnologia e proposições de metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil. (Assessoria de Imprensa da Capes)