Notícias
Programa PEC-PG divulga resultados
Do total de 348 inscritos para concorrer a bolsas de estudos para mestrado e doutorado no Brasil, no Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG), foram selecionados 158 candidatos. Deste total, 68 foram aprovados para o doutorado e receberão bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). E 90 foram selecionados para o mestrado, com direito a bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT).
"Com as mudanças introduzidas no PEC-PG, a partir deste ano, a Capes ficou responsável somente pelo doutorado, desde a seleção dos candidatos até a implementação da bolsa. Enquanto o CNPQ passou a se responsabilizar somente pelo diz respeito ao mestrado", diz Ivana Ferreira, assessora técnica da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes).
A assessora explica que o objetivo do PEC-PG é possibilitar que cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional ou cultural - da África, Ásia, Caribe, Oceania e América Latina - possam realizar estudos de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras. "A idéia é ampliar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, e outros profissionais de ensino superior desses países", diz.
A Colômbia é o país que teve o maior número de candidatos selecionados para doutorado no Brasil: 26. Em seguida vem o Peru, com 12 candidatos aprovados; a Argentina, com seis; e o Chile, com cinco. A área mais procurada é a de matemática, com oito estudantes, seguida por antropologia, com seis. Agronomia e engenharia elétrica ficaram empatadas com cinco candidatos, cada uma.
Desenvolvido em conjunto entre a Capes, o CNPq, e a Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores (DCE/MRE), o programa concede bolsas em todas as áreas do conhecimento. (Fátima Schenini)