Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Benedito Aguiar reúne-se com embaixador da Alemanha
Brasil e Alemanha mantêm uma cooperação de cerca de 50 anos no campo científico. O fato foi ressaltado em reunião entre Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e Heiko Thoms, embaixador do país germânico, nesta quarta-feira, 3 de fevereiro. O encontro foi realizado por videoconferência.
O presidente da Fundação ressaltou o fato de ter sido bolsista de Doutorado CAPES/DAAD , em Engenharia Elétrica, na Universidade Técnica de Berlim, e classificou a Alemanha como “uma parceira histórica da CAPES”. Heiko Thoms destacou que há aproximadamente um milhão de brasileiros falantes nativos de alemão, algo que definiu como “um ativo muito importante”.
Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, também participou da reunião. Ela destacou que a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) têm desenvolvido um novo capítulo na parceria. “Embora saibamos que o inglês seja a língua mais falada da academia, acreditamos ser importante ter ao menos um conhecimento preliminar do idioma alemão”, comentou.
A diretora explicou ainda que a CAPES está desenhando “uma nova política de capacitação na língua alemã, com o suporte do DAAD neste ano de 2021”. A iniciativa ainda está em fase preliminar.
Parcerias entre CAPES e Alemanha
A CAPES mantém diversas parcerias com a Alemanha. Durante a reunião, Heloísa Hollnagel destacou as relações com o DAAD, a Fundação Alexander von Humboldt e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).
O Doutorado CAPES/DAAD é mantido pela Fundação e pelo DAAD para fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica de estudantes de doutorado. As duas Agências oferecem bolsas na Alemanha, nas modalidades doutorado pleno, doutorado-sanduíche e doutorado-sanduíche com cotutela.
O Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt é uma iniciativa da CAPES em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt. Aqui são concedidas bolsas para pesquisadores qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, com instituições de ensino ou pesquisa do Brasil, em todas as áreas do conhecimento.
A Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura (Bragecrim) é fruto de parceria entre a CAPES e a DFG. Sua finalidade é o apoio e financiamento de projetos conjuntos entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães na área de tecnologia de manufatura avançada.
A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES