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Aulas de espanhol marcam primeiro dia de aulas de bolsistas em Salamanca
Esta quarta-feira, 14, foi o primeiro dia de aula dos bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) na cidade de Salamanca, na Espanha. Depois de passar a primeira noite em casas de famílias espanholas, onde vão morar nos próximos quatro anos, os estudantes acordaram cedo para suas primeiras lições de espanhol com os novos professores.
Até 31 de maio, quando começarão a fazer os testes de proficiência para entrada na Universidade de Salamanca, os alunos terão aulas de língua espanhola pela manhã e de filosofia à tarde. Além disso, levarão tarefas para casa todos os dias e fins de semana. “É para que tenham toda a capacidade de serem aprovados com facilidade nas provas”, disse o diretor do Centro de Estudos Brasileiros da universidade, Gonzalo Gómez, que será responsável pelo acompanhamento semanal dos jovens até a época dos testes.
O exame de ingresso à Universidade de Salamanca é pré-requisito para todos os alunos que vêm de outros países. Consiste em três dias de provas, em quatro áreas: língua espanhola, filosofia, uma disciplina que tenha a ver com o curso escolhido pelo candidato (matemática, por exemplo) e uma língua estrangeira. No caso dos bolsistas do Prouni, pode ser a língua portuguesa.
Caso não sejam aprovados em maio, poderão fazer novo teste em setembro, antes do início das aulas, marcado para o dia 20 do mesmo mês. Mas, Gómez considera que os estudantes brasileiros terão bom desempenho já na primeira etapa do exame. “Nossos professores estão preparados para dar o conteúdo de um ano em um mês e tenho certeza de que os alunos serão brilhantes nos testes”, afirmou.
Gómez reforçou aos alunos o compromisso duplo que têm a partir de agora: serem especialistas em suas áreas e serem líderes sociais, ao servir de exemplo para outros jovens que, no futuro, ingressarão em cursos de graduação no âmbito internacional. “Ter dez alunos a mais aqui na universidade não faz diferença, mas ter dez excelentes alunos, faz”, destacou o diretor.
Na visão de Paula Branco, diretora de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, os estudantes farão diferença na instituição, pela determinação que têm. “Eles tiveram os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 146 mil concorrentes às bolsas do Prouni”, lembrou.
Alcino Ferreira, que cursará farmácia na universidade, disse estar preparado para o desafio. “Vou estudar o máximo que puder durante todo esse tempo”, disse. Já na primeira aula no país europeu, o estudante capixaba – que havia conseguido bolsa para medicina em uma instituição privada em Vitória, antes de ser chamado para Salamanca – procurou ser bastante participativo e tirar dúvidas sobre a língua espanhola com a professora Sonsoles García.
Estudos brasileiros
O Centro de Estudos Brasileiros é o setor da Universidade de Salamanca responsável pela cooperação científica, técnica e cultural entre Brasil e Espanha. O setor existe há dez anos e tem, hoje, cerca de 400 estudantes brasileiros que cursam pós-graduação (mestrado ou doutorado).
Diversos acordos de cooperação já foram firmados entre o centro e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do Ministério da Educação. Um deles se refere à criação de um mestrado sobre a inserção do Brasil na sociedade do conhecimento, com a duração de dois anos, sendo metade cursada na Espanha e a outra no Brasil, com professores dos dois países. O convênio também envolve o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
(Assessoria de Comunicação do MEC)