Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Aprimoramentos na avaliação da CAPES são apresentadas na Unesc
As perspectivas acerca do próximo ciclo avaliativo (2025-2029) da CAPES estiveram entre os temas apresentados pela Fundação no Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), na quarta-feira, 26 de junho, em Criciúma (SC). Outros assuntos abordados foram inovação na pós-graduação, internacionalização e aproximação com o setor produtivo não acadêmico.
Antonio Gomes de Souza Filho, diretor de Avaliação da CAPES, informou que novos fatores, como ações indutoras que incentivem a participação de jovens na pós-graduação, equidade e diversidade, boas práticas, e Ciência Aberta devem ser consideradas no aprimoramento do próximo ciclo. Além desses temas, o diretor pontuou que inovações também deve ser implementadas nas etapas de avaliação, qualitativas e quantitativas, com o fim de compreender melhor a real integração entre os programas de pós-graduação (PPG) e a sociedade, além de avaliar com mais acuidade a vocação de cada programa.
O Diretor também explicou alguns conceitos relacionados à Avaliação da CAPES, bem como o seu aspecto histórico. Ele destacou que fomento e avaliação “são os responsáveis por tornar o sistema robusto, transformando-o em política de Estado”. Os dados apresentados mostram crescimento do número de PPG, alcançando cobertura em todas as regiões do País. No entanto, o diretor ressaltou que, no âmbito do diagnóstico, a assimetria atualmente ainda é marcante em relação às maiores notas.
Durante o Seminário, o gestor descreveu ainda como é feita a avaliação da CAPES, que envolve diferentes componentes para a atribuição final da nota e abrange “milhares de pessoas analisando milhões de itens”, entre publicações técnicas, artigos, livros e outros. “Em 2022, só de produções científicas foram mais de 4,6 milhões de produtos”, afirmou Gomes, que também discorreu sobre a evolução do orçamento da CAPES e o aumento do número de bolsas.
O representante da CAPES reforçou a autonomia das instituições na condução dos programas e aprofundou-se em algumas questões sobre a pós-graduação, como a atuação dos bolsistas egressos, a necessidade de formação de mestres e doutores no Brasil, a expansão da oferta de cursos de pós-graduação, o perfil dessa oferta para o desenvolvimento do País e o papel indutor da Avaliação.
A apresentação do diretor de Avaliação da CAPES está na página da Unesc no YouTube
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES