Notícias
DIA DO ESTUDANTE
Alunos se tornam professores com o apoio da CAPES
Nesta sexta-feira, 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. A data sinaliza que a educação é um direito fundamental de qualquer pessoa e mostra seu valor na vida de todos e no desenvolvimento das sociedades. Com investimentos importantes na educação, a CAPES possui Programas específicos para a formação e continuada e capacitação de professores e profissionais da área.
Ana Rita dos Santos, Edmar Carneiro de Araújo e Élica Natair da Silva têm, em comum, a realização de um sonho: tornaram-se professores. Porém, antes de entrarem na sala de aula para ensinar, precisaram se sentar nas carteiras dos alunos. Para isso, contaram com a ajuda da CAPES.
Atualmente a Fundação registra 84 mil bolsistas nos seus Programas de Iniciação à Docência ( Pibid ) e Residência Pedagógica , mais de 13 mil alunos no Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica ( ProEB ), 12 mil no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ( Parfor ) e 121 mil na Universidade Aberta do Brasil ( UAB ).
Ana Rita é licenciada em Letras/Língua Portuguesa. Para ela é muito significativa a troca que podem ter durante o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência ( Pibid ), com a experiência de sair do papel de estudante e ministrar aulas. “É importante conhecer, de fato, os desafios de sala de aula, tendo novas perspectivas de educação e de pedagogia”, destaca.
Élica Natair é indígena da tribo Pankará, do sertão de Pernambuco. Apesar das dificuldades financeiras, ela conseguiu com fazer a licenciatura em História, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Depois de muito estudo, conquistou o diploma e passou a dar aulas para os membros de sua tribo. “Ter acesso à faculdade me fez despertar para o que antes parecia impossível: transformar o mundo através da educação”.
Outro estudante que trocou de posição na sala de aula ao cursar História pela UAB foi Edmar Carneiro. Hoje professor, ele ajuda a trazer de volta à sala de aula jovens que se afastaram da escola. “Quando fiz meu curso pela UAB consegui dar um novo significado para a minha vida”, lembra.
Sobre o Dia do Estudante
Em 11 de agosto de 1827, o imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos brasileiros de ensino superior, nas áreas de Ciências Jurídicas, criando as Faculdades de Direito de Olinda (PE) e do Largo São Francisco (SP). Em 1927, durante as comemorações d os cem anos dos cursos de Direito, o advogado Celso Grand Ley propôs a criação do Dia do Estudante.
Sobre a Universidade Aberta do Brasil
A Universidade aberta do Brasil (
UAB
) é um sistema criado em 2006 com o propósito de contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação. Composto por 140 instituições públicas de ensino superior, a iniciativa pretende ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior na modalidade educação a distância, alcançando parcelas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. Em 17 anos, a UAB já formou mais de 221 mil alunos. As ofertas de vagas são prioritárias à formação inicial de professores da educação básica.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
Imagem 1:
Ana Rita de Souza dos Santos bolsista do Pibid em Letras/Língua Portuguesa
(Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)
Imagem 2:
Élica Natair da Silva, professora de História e ex-aluna da UAB
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3:
Edmar Carneiro de Araújo, professor de História e ex-aluno da UAB
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES