Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Alterado o Edital 14/2022 CAPES-Humboldt
A CAPES alterou parte do Edital nº 14/2022 , do Programa de Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt . As principais mudanças são o aumento do tempo de restrição à moradia na Alemanha nos últimos 18 meses, o esclarecimento de que as bolsas independem de emprego e o novo link de inscrições. As atualizações constam na edição de sexta-feira, 18 de novembro, do Diário Oficial da União.
Antes, havia restrição a pesquisadores que moraram na Alemanha em pelo menos 12 dos últimos 18 meses. Agora, vale para aqueles que passaram meio ano ou mais do último ano e meio. O texto também esclarece que as bolsas (de pós-doutorado e de professor experiente) são para pesquisadores com ou sem vínculo empregatício. O link para participar é o do Sistema de Inscrições da CAPES ( Sicapes ).
A nova versão segue para as chamadas 19 a 25. A primeira está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês. As demais regras para participar do certame estão no site da Fundação Alexander von Humboldt , parceira da CAPES no Programa.
Sobre o Programa
O
Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt
busca aprimorar a qualidade profissional e acadêmica dos pesquisadores brasileiros por meio de atividades em instituições de ensino e pesquisa estrangeiras, ampliando o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores do Brasil e do exterior. A iniciativa oferece oportunidades para atualização de conhecimento e incorporação de novos modos e modelos de gestão da pesquisa, oferecendo mais visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.
Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura
CGCOM/CAPES