Notícias
Acordo entre Capes e NIH levará pesquisadores em saúde aos EUA
Na última sexta-feira, 20, foi assinado, em Washington, um acordo para parceria acadêmico-científica entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos. Trata-se de uma nova oportunidade para pesquisadores brasileiros em ciências da saúde realizarem estudos nos Estados Unidos. Trata-se do programa Capes-NIH Research Career Transition Award.
A cooperação levará bolsistas para participar como pesquisadores visitantes. A Capes e a NIH compartilham o interesse conjunto em fomentar a pesquisa científica na área médica e biomédica em áreas de excelência e o empenho mútuo na educação e formação da próxima geração de cientistas.
Objetivos
O programa tem objetivos de longo prazo, como estabelecer um plano de carreira para os cientistas de excepcional capacidade científica que não têm nacionalidade americana e promover a cooperação científica entre o NIH e instituições de excelência no Brasil.
Assegurar a seleção dos melhores pesquisadores não americanos que receberão orientação científica no NIH e garantir o apoio para que o pesquisador possa prosseguir em sua carreira e pesquisa no Brasil de maneira independente após a conclusão de sua formação nos EUA também são metas do programa.
A estrutura, com duração de cinco a seis anos, consiste em uma primeira fase de pós-doutorado e desenvolvimento da carreira, com um treinamento no NIH, e uma segunda fase de pesquisa ou docência em universidade ou centro de pesquisa no Brasil.
Responsabilidades
O NIH será responsável pela bolsa e suplementação de seguro saúde enquanto o pesquisador estiver nos Estados Unidos. O instituto se responsabiliza a prestar assistência na obtenção de vistos, assim como acesso a biblioteca, computador e laboratório aos bolsistas.
A Capes fornecerá fundos de viagem para o bolsista viajar ao Brasil pelo menos duas vezes durante o período de bolsa nos EUA. A coordenação brasileira também oferecerá bolsa de pós-doutorado no Brasil por pelo menos dois anos. Em contrapartida, a fundação exige que o pesquisador, ao retornar ao Brasil, se comprometa em dedicar-se à pesquisa ou a docência em instituições brasileiras, de maneira permanente.
Acesse mais informações sobre os programas de visitas da NIH.
O edital do programa Capes/NIH será lançado em breve.