Notícias
SEMINÁRIO
Ações da CAPES fortalecem pós-graduação na Amazônia
A CAPES participou do seminário de acompanhamento de duas de suas ações para a consolidação da pós-graduação no Norte do País: o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal e o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad-Amazônia) . No encontro, que ocorreu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 13 a 15 de setembro, a Fundação destacou o fortalecimento de redes dos programas de pós-graduação (PPG).
Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES explicou que o PDPG na Amazônia Legal torna mais robustos os PPG locais pelo “apoio a projetos de pesquisa e do fortalecimento de redes regionais”. Já o Procad-Amazônia “conecta essas redes com outras existentes no restante do País. Investir na pós-graduação na Amazônia é fundamental para o planeta”, afirmou.
Segundo Ferreira, debates que guiarão o destino de todos – como a segurança ambiental e climática – passam pela preservação do bioma. Para o diretor, portanto, a CAPES, em seu papel de agência de fomento, precisa ouvir os estados, para assegurar repasses de recursos que ajudem a concretizar as vocações das instituições locais. “Cientistas locais conhecem a Amazônia melhor; é importante que as pesquisas sejam feitas por quem de fato conhece a região”, afirmou.
Cerca de 200 pessoas participaram do seminário. Entre elas, estavam pesquisadores locais, coordenadores de projetos, coordenadores de programas de pós-graduação, pró-reitores de Pós-Graduação, bem como representantes da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), unidade da CAPES responsável pelas duas ações.
Sobre os Programas
O
PDPG na Amazônia Legal
fomenta propostas de planos de desenvolvimento de programas de pós-graduação (PPG)
stricto sensu
em áreas estratégicas da Amazônia Legal para consolidá-los, formando novas áreas de concentração ou PPG em áreas específicas. A iniciativa promove o desenvolvimento científico e tecnológico da região, aumentando a formação de pessoal de alto nível e contribuindo para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira a partir da fixação de pesquisadores, além de ampliar a produção científica e tecnológica na região.
O Procad-Amazônia é parte de uma ação de fortalecimento da pós-graduação na Região Norte do Brasil e no Maranhão. Com o apoio a projetos de pesquisa conjuntos constrói redes de cooperação acadêmica, permitindo o uso de pessoal e infraestrutura disponíveis nas diferentes instituições participantes. Isso possibilita a abordagem de novos tópicos e estimula a pesquisa na Amazônia brasileira, aumentando a qualidade dos cursos stricto sensu da região.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1
:
Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, disse ser importante fortalecer a pós-graduação na Amazônia para que a produção de conhecimento seja protagonizada por cientistas locai
s
(Foto: Divulgação)
Imagem 2
:
A Universidade Federal do Maranhão sediou o seminário de acompanhamento de dois editais da CAPES voltados para a Amazônia
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES